segunda-feira, 19 de abril de 2010
Período Neolitico
Período Paleolitico
Neste período os homens eram essencialmente nômades caçadores-coletores, tendo que se deslocar constantemente em busca de alimentos. Desenvolveram os primeiros instrumentos de caça feitos em madeira, osso ou pedra lascada, e dominaram o uso do fogo.
Este longo período histórico subdivide-se em Paleolítico Inferior (até há 300 mil anos) e Paleolítico Superior (até 10 mil a.C.). Há certa discordância entre estudiosos quanto a essa divisão, sendo que alguns intercalam um Paleolítico Médio entre o inferior e o superior. O Paleolítico coincide com o final da época geológica Pleistocena do período geológico Neogeno.
O termo Paleolítico foi empregado pela primeira vez pelo historiador John Lubbock. Foi precedido pelo período pré-histórico que alguns historiadores chamam de Eolítico, e sucedido pelo Neolítico. Na Europa e em outros locais onde ocorreram glaciações, intercala-se o período chamado Mesolítico entre o Paleolítico e o Neolítico.
terça-feira, 6 de abril de 2010
Médias Aritméticas e Números Significativos
Há dois tipos de média aritmética - simples ou ponderada.
- Média aritmética simples
A média aritmética simples é a mais utilizada no nosso dia-a-dia. É obtida dividindo-se a soma das observações pelo número delas. É um quociente geralmente representado pelo símbolo . Se tivermos uma série de n valores de uma variável x, a média aritmética simples será determinada pela expressão:
- Média aritmética ponderada
Consideremos uma coleção formada por n números: , de forma que cada um esteja sujeito a um peso [Nota: "peso" é sinónimo de "ponderação"], respectivamente, indicado por:
. A média aritmética ponderada desses n números é a soma dos produtos de cada um multiplicados por seus respectivos pesos, dividida pela soma dos pesos, isto é:
Obviamente, a média aritmética e a média ponderada podem ser generalizadas para estruturas algébricas mais complexas; a única restrição é que a soma dos pesos seja um número invertível (em particular, não pode ser zero).
Exemplos
- Um aluno tirou as notas 5, 7, 9 e 10 em quatro provas. A sua média será (5 + 7 + 9 + 10) / 4 = 7.75
- Um aluno fez um teste (peso 1) e uma prova (peso 2), tirando 10 no teste e 4 na prova. A sua média (ponderada) será (10 x 1 + 4 x 2) / (1 + 2). Teríamos então: (10 + 8) / 3. Logo, o resultado da média aritmética ponderada para este exemplo é: 6. Se o teste e a prova tivessem mesmo peso (e não importa qual o valor do peso, importa apenas a relação entre os pesos), a média ponderada aritmética seria sempre 7. Isto é, se o aluno fizesse um teste (peso 3) e uma prova (peso 3) obtendo respectivamente a mesma pontuação anterior (10 e 4), teríamos: (10 x 3 + 4 x 3) / (3 + 3). Continuando: (30 + 12) / 6. O resultado para pesos iguais será sempre: "7". Veja: (30 + 12) / 6 = 7.
- Um triângulo no plano tem vértices dados pelas coordenadas cartesianas (2, 1), (4, -1) e (3, 6). O seu baricentro é a média dos vértices, ou seja (3, 2).
Na IT matemática aplicada, algarismos significativos são utilizados para monitorar os erros ao se representar números reais na base 10.
Diz-se que uma representação tem n algarismos significativos quando se admite um erro no algarismo seguinte da representação. Por exemplo, 1/7 = 0,14 com dois algarismos significativos (já que o erro está na terceira casa decimal: 1/7 = 0,142857142857...). Analogamente, 1/30 = 0,0333 com três algarismos significativo (erro na quinta casa decimal).
Para ilustrar, imagine que você pediu a um amigo para medir a temperatura de água e disse a você que esta se encontrava à 22,0° C. Neste caso, o algarismo duvidoso é o 0, pois não se sabe ao certo se a temperatura é por exemplo, 21,99 ou 22,01. Em suma isto se remete ao fato dos arredondamentos serem realizados e nem sempre serem conhecidos. Para entender este conceito, imagine que seu amigo lhe contou que na realidade a medição foi de 25,689. Nesse contexto pode-se introduzir o conceito de precisão e exatidão. 22 é um número exato, porém 25,689 é um número mais preciso, você precisará do valor preciso para realizar um cálculo matemático, por exemplo, mas didaticamente se adota o 22.
Identificando algarismos significativos
Dada uma representação decimal:
- os algarismos zero que correspondem às ordens maiores não são significativos. Exemplos: em 001234,56 os dois primeiros zeros não são significativos; em 0,000543 os quatro primeiros zeros não são significativos
- os algarismos zero que correspondem às menores ordens, se elas são fracionárias, são significativos. Exemplo: em 12,00 os dois últimos zeros são significativos
- os algarismos de 1 a 9 são sempre significativos
- zeros entre algarismos de 1 a 9 são significativos. Exemplo: em 1203,4 todos algarismos são significativos
- os zeros que completam números múltiplos de potências de 10 são ambíguos: a notação não permite dizer se eles são ou não significativos. Exemplo: em 120300, os quatro primeiros algarismos (1,2,0,3) são significativos, e não é possível dizer se os dois últimos zeros são significativos. Esta ambiguidade deve ser corrigida, usando-se Notação científica para representar estes números.
Outros exemplos:
- 0,5: tem 1 algarismo significativo;
- 100: é Não Determinado (ND), pois acaba com um zero à direita do último dígito que não seja zero, sem a pontuação décimal; (necessita de referência)
- 0,00023: tem dois algarismos significativos, que são 23;
- 052,6: tem 3 algarismos significativos;
- 0,000200: tem três algarismos significativos, já que zeros à direita são significativos, 200;
- 755555,66: tem 8 algarismos significativos, porque 7,5 é um valor maior que 5.
A posição da vírgula não influi no número de algarismos significativos, por exemplo, o comprimento de 0,0240m possui três algarismos significativos e pode ter a posição da vírgula alterado de várias formas usando uma potência de dez adequada, e sem alterar o seu número de algarismos significativos. Veja abaixo:
Observe que o número de algarismos significativos é sempre três, independentemente da forma que o número foi escrito e da posição de sua vírgula. Outro ponto importante é que o valor da medida é sempre a mesma, visto que: 0,0240m = 0,240dm = 2,40 cm = 24,0mm.
Operações com algarismos significativos
Soma e subtração
Quando somamos dois números levando em consideração os algarismos significativos o resultado deve manter a precisão do operando de menor precisão.
12,56 + 0,1236 = 12,6836 = 12,68
O número 12,56 tem quatro algarismos significativos e o último algarismo significativo é o seis que ocupa a casa dos centésimos. O número 0,1236 apresenta quatro algarismos significativos mas o último algarismo significativo, o seis ocupa a casa dos décimos de milésimos. O último algarismo significativo do resultado deve estar na mesma casa do operando de menor precisão, nesse exemplo é o 12,56. Portanto o último algarismo significativo do resultado deve estar na casa dos centésimos.
Multiplicação e divisão
Em uma multiplicação levando em consideração os algarismos significativos o resultado deve ter o mesmo número de algarismos significativos do operando com a menor quantidade de algarismos significativos.
3,1415x180 = 5,65x102
O número 180 apresenta três algarismos significativos, 1, 8 e 0, lembrando que o zero à direita deve ser contado como significativo, enquanto que o à esquerda não o deve. Mas o número 3,1415 apresenta cinco algarismos significativos os 31415. O resultado deve ter apenas três algarismos significativos, os 565.
Logarítmos
Ao se trabalhar com logarítmos, observa-se o número de algarismos significativos do argumento e o total de casas depois da vírgula do logarítmo é igual a esse número.
ln(5,0 * 103) = 8,52 2 significativos no argumento→ 2 casas decimais no logarítmo.
ln(45,0) = 3,807 3 significativos no argumento→ 3 casas decimais no logarítmo.
Costumes Sociais e Festas Importantes da Australia
Costumes
Os sérvios são uma sociedade altamente familiar. Uma olhada no dicionário sérvio e a riqueza de sua terminologia relativa ao parentesco dizem muito.
De todos os eslavos e cristãos ortodoxos, apenas os sérvios têm o hábito da slava. O costume pode também ser encontrado entre alguns russos e albaneses de origem sérvia embora o costume tenha se perdido no século XX. Slava é a celebração de um santo; é improvável que no principal costume que é comum a todo um povo, cada família separadamente celebre seu próprio santo (naturalmente, há uma grande quantidade que celebra o mesmo santo), a quem consideram seu protetor. Uma slava é transmitida de pai para filho e cada família pode ter apenas uma celebração, o que significa que a ocasião reúne toda a família.
Apesar de uma grande quantidade de velhos costumes não serem praticados, muitos dos costumes que cercam o casamento sérvio ainda o são.
A tradicional dança sérvia é uma dança em círculo chamada kolo. É uma dança coletiva, onde um grupo de pessoas (habitualmente doze, no mínimo três) seguram um ao outro pelas mãos ou em volta da cintura dançando, idealmente em círculo, daí o nome. A mesma dança, com o mesmo nome, também é tradicional entre os croatas. Danças em círculo similares também são tradicionais em outras culturas da região.
Os sérvios têm seus próprios costumes no que diz respeito ao Natal. De manhã bem cedo na véspera do Natal o chefe da família deve ir à floresta cortar o badnjak, um jovem carvalho, que deve então ser levado a uma igreja para ser abençoado por um padre. Então o carvalho deve ser desgalhado e seus galhos junto com trigo e outros grãos devem ser queimados na lareira. A queima do badnjak é um ritual que certamente tem origem pagã e é considerado um sacrifício a Deus (ou aos velhos deuses pagãos) de forma que o ano novo seja repleto de comida, felicidade, amor, sorte e riquezas. Atualmente, a maioria dos sérvios vivem em cidades, sendo mais simples ir à missa levando um pequeno galho de carvalho, trigo e outros galhos amarrados, depois levá-los para casa e fazer uma pequena fogueira. O piso das casas e da igreja é coberto com feno, fazendo lembrar os pastores de ovelhas do estábulo onde Jesus nasceu.
O dia de Natal é celebrado com um banquete, obrigatoriamente com um leitão assado como o prato principal. Outro prato de Natal é um delicioso bolo doce feito de trigo, chamado koljivo, sendo que comê-lo é mais um ritual que alimentação.
O Natal não é associado a presentes como no mundo ocidental, embora seja o dia de São Nícolas, o santo protetor das crianças, a quem os presentes são dados. Contudo, durante o período comunista, a maioria das famílias sérvias dava presentes no dia de ano novo. Santa Claus (Deda Mraz) e as árvores de natal são também vistas na Sérvia, mas são importadas do ocidente.
Os sérvios religiosos também celebram outros feriados religiosos e até mesmo as pessoas não religiosas celebram a Páscoa (na data ortodoxa).
Os sérvios também celebram o Ano Novo no dia 31 de dezembro do calendário juliano e o ano novo ortodoxo (atualmente no dia 14 de janeiro do calendário gregoriano).
Festas Importantes
Festival Eurovisão da Canção 2009 (em inglês: Eurovision Song Contest 2009, em francês: Concours Eurovision de la chanson 2009 e em russo: Конкурс песни Евровидение-2009) foi a 54.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que é recebida pela cidade de Moscovo, na Rússia. Em 2008, com a canção "Believe", de Dima Bilan, a Rússia ganhou o Festival, e com isso os direitos de realizar o evento que decorreu de 12 de Maio, com a 1.ª semifinal, até 16 de Maio de 2009, com a final. Pelo meio, em 14 de Maio, foi realizada a 2.ª semifinal, no Olimpiisky Indoor Arena.[7][8][9][10] O grande vencedor foi Alexander Rybak, com a música "Fairytale", dando assim a oportunidade de a Noruega organizar o Festival Eurovisão da Canção 2010. Alexander Rybak bateu o recorde de pontos algumas vez obtidos na Festival, com 387, e ao mesmo tempo, venceu com a maior margem de diferença para o segundo classificado.[11] Antes do grande vencedor da final, o vencedor da 1.ª semifinal, foi a representante da Islândia, Yohanna, com a canção "Is It True?", e o vencedor da 2.ª semifinal foi o representante da Noruega, Alexander Rybak, com a música "Fairytale". Mudanças no sistema de votação, reintroduziu o sistema de júris, que possui 50% da votação final (os outros 50%, são efectuados por todo e qualquer cidadão que esteja nos países que concorrem ao Festival). Confirmaram a sua entrada e participaram no concurso 42 países. No entanto, era esperada a participação de mais. Com a saída da Geórgia, que viu a sua música desqualificada e não quis seleccionar outra música, o Festival acabou por ficar reduzido. A Eslováquia anunciou que regressaria ao Festival, enquanto que São Marino desistiu, devido a dificuldades financeiras. Outros países que pareciam querer regressar no edição de 2009 eram a Itália[12] e Marrocos.[13] A Geórgia e a Letónia, afirmaram primeiramente um boicote ao concurso, devido ao conflito no Cáucaso mas, mais tarde, a European Broadcasting Union (EBU) veio confirmar que ambos os países participariam na edição de 2009.[14] Pela primeira vez na História de todos os Festival, existiram apresentadores diferentes para as semifinais e para a Final. Para apresentar as semifinais, foram escolhidos o apresentador de televisão, Andrey Malakhov e a modelo Natalia Vodyanova, que vive actualmente em Londres.[15] A Grande Final de 16 de Maio, foi apresentada pela personalidade mediática (conhecida por já ter feito anúncios televisivos, etc.) Ivan Urgant, juntamente com Alsou, que representou a Rússia no Eurofestival de 2000, em Estocolmo, acabando em 2º lugar com a canção "Solo", segundo lugar este que foi o melhor resultado do país até aquela altura.[16][17][18] Os quatro apresentadores foram apresentados no dia 7 de Maio de 2009.[19] O Festival Eurovisão da Canção de 2009, ficou ainda marcado pela tentativa da entrada do Kosovo,[20] porém, devido ao não reconhecimento de alguns países participantes no Festival, a entrada do Kosovo tornou-se mais difícil, tendo mesmo a Sérvia afirmado que, caso o Kosovo entrasse no concurso, se retiraria do certame. Outros países que demonstraram interesse em participar no Festival foram o Cazaquistão,[21] o Líbano [22] e a Escócia.[23] Pela primeira vez esteve também em cima da mesa a possibilidade de extinguir os Big4 (Reino Unido, França, Espanha e Alemanha), obrigando-os a ter que passar por uma das semifinais, tal como todos os outros países concorrentes, à excepção do país anfitrião. Porém, tal não aconteceu, e os quatro países continuam a ter a passagem directa para a final. A 30 de Janeiro de 2009 realizou-se o sorteio para determinar em qual das semifinais cada país teria que concorrer, assim como o sorteio para determinar qual a Semifinal a transmitir por cada um dos cinco países que passam directamente na final (para além da transmissão, estes também poderão votar nessa mesma Semifinal). Posteriormente, a 16 de Março, realizou-se o sorteio para decidir em que posição cada país actuaria nas semifinais, e na Final, assim como a ordem para as votações. Pela primeira vez desde a sua introdução em 2007, não haverá o já famoso "Eurovision winner's tour", que consistia em o vencedor do Festival andar a viajar durante quase um ano, pela Europa, a divulgar a sua música vencedora, entre outras. O facto de este tour ter acabado deve-se às altas despesas que o mesmo acarreta para a EBU (patrocinadora de todo o tour), que garante não ter os lucros necessários para continuar com a iniciativa.[24] O Festival Eurovisão da Canção 2009 também foi rico em polémicas, envolvendo plágios, desentendimentos e desacordos, sendo o caso da Geórgia o evento mais mediático. Com a conclusão de todas as infraestruturas necessárias para a realização do evento, a 2 de Maio de 2009, os primeiros eventos na cidade de Moscovo iniciaram-se também no dia 2 de Maio de 2009, a partir das 8h30 (hora de Moscovo).[25] A abertura da época eurovisiva deu-se oficialmente no dia 2 de Maio de 2009, como já se esperava.[26] Os primeiros ensaios ocorreram na arena, no mesmo dia, com uma grande cobertura mediática, e expectativa por parte de fãs de todo o Mundo,[27] porém estes ensaios eram os das aberturas e intervalos dos três espetáculos, as delegações começaram a fazer os seus ensaios no dia 3 de Maio de 2009.[28] A famosa Eurovision Song Contest Opening Ceremony (Cerimónia de Abertura do Festival Eurovisão da Canção) deu-se a 10 de Maio, um dia antes do início dos ensaios finais, nos quais já houve audiência no local. Para o espectáculo que antecede a semana mais importante de toda a Eurovisão, estiveram presentes vários artistas de edições anteriores, assim como a presença dos responsáveis pelo Festival em Moscovo, da EBU, etc..[29]
Comidas típicas da Australia
Australia
Uma cidade ou urbe[1] é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal, embora sua clara definição não seja precisa, sendo alvo de discussões diversas. A população de uma cidade varia entre as poucas centenas de habitantes até a dezena de milhão de habitantes. As cidades são as áreas mais densamente povoadas do mundo. São Paulo, uma das cidades mais populosas do mundo, com cerca de 10,9 milhões de habitantes,[2] possui uma densidade populacional de aproximadamente 7,15 mil habitantes por quilômetro quadrado. Enquanto isso, o Brasil, país onde a cidade está localizada, possui apenas 20 hab/km².
Formas de Governo
Em ciência política, chama-se forma de governo (ou sistema político) o conjunto de instituições políticas por meio das quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade. Cabe notar que esta definição é válida mesmo que o governo seja considerado ilegítimo.
Tais instituições têm por objetivo regular a disputa pelo poder político e o seu respectivo exercício, inclusive o relacionamento entre aqueles que o detêm (a autoridade) com os demais membros da sociedade (os administrados).
A forma de governo adotada por um Estado não deve ser confundida com a forma de Estado (unitária ou federal) nem com seu sistema de governo (presidencialismo, parlamentarismo, dentre outros).
Outra medida de cautela a ser observada ao estudar-se o assunto é ter presente o fato de que é complicado categorizar as formas de governo. Cada sociedade é única em muitos aspectos e funciona segundo estruturas de poder e sociais específicas. Assim, alguns estudiosos afirmam que existem tantas formas de governo quanto há sociedades.
Camberra
Capital da Australia
Camberra (em inglês escrito Canberra, que em dialeto aborígene significa "ponto de encontro" ou "lugar conhecido"[1]) é a capital da Austrália. Localiza-se a 150 km do litoral, sendo a maior cidade do interior. Situa-se no extremo norte do Território da Capital da Austrália, 300 km a sudoeste de Sydney, e 650 km a nordeste de Melbourne.
O local onde fica Camberra foi escolhido para abrigar a capital planejada em 1908 para pôr fim às candidaturas de Sydney e Melbourne. Um concurso internacional foi aberto e teve como vencedor o arquiteto estadunidense Walter Burley Griffin. As construções começaram em 1913 (projeto de 1912) e finalizaram-se em 1927. O planejamento da cidade foi bastante influenciado pelo movimento jardim-cidade e incorporou áreas significativos de vegetação natural, o que lhe rendeu o título de bush capital, algo como cidade arbusto.
Apesar de ter apresentado um crescimento modesto no período entre guerras, Camberra prosperou a partir do fim da Segunda Guerra Mundial. Como capital, a cidade apresenta o Parlamento, a Alta Corte Australiana, além da Biblioteca Nacional da Austrália. O governo federal contribui com uma grande porcentagem da receita bruta da cidade, sendo, assim, o maior empregador. Camberra atrai tanto turistas domésticos quanto internacionais. Importante centro cultural (Biblioteca Nacional e Galeria Nacional de Arte) e comercial da Austrália.